top of page

Conheça os tipos de tokens

Disponibilizamos aqui no MetaBlock Academy um artigo sobre tokenização que é o que fazemos e quem nos segue no perfil @metablock.oficial também já viu algum post sobre esse tema!


Nesse artigo vamos apresentar de maneira clara e dinâmica os tipos de tokens. Dentro do metaverso temos uma variedade deles e cada um admite uma função. Os principais são: Fan, segurança, patrimônio, pagamento e utilidade.


O Fan token foi criado para torcidas e garante benefícios exclusivos determinados pelo próprio time, que podem ser descontos em produtos oficiais e ingressos de partidas, concorrer a prêmios, participar de decisões do time através de votação, e assim por diante. De maneira geral, o fan token tem o intuito principal de ser utilizado como meio de acesso a serviços e bens da “vida real”.


O token de segurança ou código de verificação é uma funcionalidade pensada para estabelecer um nível de segurança maior. É um código numérico exclusivo gerado no momento de realizar algumas movimentações na conta. A ideia é garantir que quem está realizando aquela ação, realmente é o titular.


Já o token de patrimônio funciona mais como um ativo de ações tradicionais. Em outras palavras, aqueles que possuem tokens de capital possuem alguma forma de propriedade em seus investimentos. E assim, cada token representa uma porcentagem da propriedade que eles realmente têm.


Um token de pagamento é um valor único que representa um número de cartão de crédito ou PAN.O token está associado a um cartão, plataforma ou dispositivo, no caso de um pagamento com wallet como ApplePay, ou a um comércio eletrônico, no caso de uma compra online, como no Netflix. Desta forma, pode-se verificar a origem de um token e restringir a sua utilização a um dispositivo ou comércio eletrônico.


Tokens de utilidade nos permitem ter acesso futuro ao produto ou serviço de uma empresa. É uma forma de acesso a um determinado valor, embora isso não seja totalmente garantido.


Comments


bottom of page